Tipos de Serviços

Para que você entenda e possa escolher o tipo de serviço mais adequado a sua festa ou evento, abaixo, elaboramos pequenos textos explicando quais são os tipos de serviços mais utilizados e indicados para cada tipo de festa.

Fique a vontade para navegar e conhecer mais sobre os nossos serviços ou se preferir entre em contato que lhe auxiliamos na melhor escolha de buffet para a sua festa.

A Francesa

A francesa

No estilo à francesa, os pratos vêm montados e decorados da cozinha, sendo servidos por garçons ou copeiros, esses devem estar impecavelmente vestidos ter postura conhecer as regras de servir.

O garçom deve ficar à esquerda de cada convidado e a primeira pessoa a ser servida é a senhora que está à direita do anfitrião ou anfitriã, em seguida todas as mulheres. Depois deve ser feita a mesmo coisa com os homens, iniciando com o convidado de honra, dando a volta à mesa e servindo por último o anfitrião. Lembrando que deve se esperar todos se servirem para começar a comer.

O garçom deve retirar o pela esquerda do convidado, e caso seja necessário, colocar um prato limpo pela direita. As bebidas são servidas pela direita e as garrafas não ficam sobre a mesa. O garçom deve sempre manter os copos abastecidos. Antes de servir a sobremesa, o garçom deve limpar a mesa, retirando tudo até mesmo o sousplat, menos os copos.

Empratados

Empratados

Apesar de ser considerado um serviço formal, o empratado permite que os anfitriões tenham tranquilidade para dar atenção aos convidados durante o jantar ou o almoço, e que os espaços da casa sejam melhor aproveitados, já que a sala e as áreas de convivência ficam livres das mesas montadas para acomodar o buffet.

Inglesa

Inglesa

Há dois tipos de serviço à Inglesa.

Serviço à Inglesa Direto

O garçom se aproxima pela esquerda de cada comensal segurando a travessa com a mão esquerda e serve o prato com a outra mão.

Serviço à Inglesa Indireto

O garçom põe ao lado da mesa uma mesinha auxiliar, chamada guéridon. Ao trazer as travessas da cozinha, as apoia no guéridon. Em seguida, retira o prato de cada comensal, serve o prato no guéridon e retorna o prato para o comensal.

Americano

Americano

O serviço à americana consiste em o comensal se servir em uma mesa onde estão expostos todos os pratos (buffet) e se encaminhar com seu prato pronto a algum lugar confortável para comer.

Nesse tipo de serviço, o garçom limita-se ao serviço de bebidas. É a modalidade mais indicada para atender a um grande número de pessoas e realizar reuniões não muito formais ou, ainda, para locais onde não há lugar à mesa para todos os convidados. Por isso, do comensal, o serviço à americana exige um pouco de habilidade para comer sem o apoio de uma mesa.

Buffet Para Casamento